Total de visualizações de página

domingo, 31 de julho de 2011

É Preciso Mudar...

Nossa vida pode ser comparada a um circo. Cabe a nós decidirmos qual é o papel que vamos exercer no picadeiro. Um ilusionista, um malabarista, um palhaço, um trapezista ou ainda um domador de animais.

Deus nos deu o livre arbítrio e é com ele que iremos evoluir ou estacionar ou até mesmo, quem sabe, regredir. A opção é nossa. Responsabilizar os outros pelos nossos insucessos é buscarmos lama no deserto.

Posso ser um palhaço e fazer as pessoas rirem. Seria interessante para a sociedade e útil para meus amigos, nada mais faria do que produzir graça. Várias vezes nos comportamos como verdadeiros palhaços de picadeiro e achamos que as pessoas não percebem que nossa conduta é inadequada e inconveniente com o momento que estamos vivendo e da forma como estamos nos comportando.

Poderei ser um ilusionista e correr os riscos de acreditar nas minhas próprias ilusões, deixando assim de entender e aceitar a vida como ela é. Viver de ilusões é a maneira mais fácil de nunca conseguirmos entender o que realmente acontece à nossa volta. Vivemos longe da realidade e distante da verdade.

Poderei ser um malabarista e criar minhas próprias dificuldades e aprender com elas. O malabarismo nos ajuda a vencer o nosso dia-a-dia e a descobrirmos nossas verdadeiras virtudes.

Poderei ser um trapezista e administrar as minhas inseguranças da melhor maneira que a vida pode nos proporcionar. Quando mudo de um trapézio para o outro estarei solto no ar, preso apenas à minha mente e assim aprender que em toda mudança há incerteza.
Aprender que a vida exige exatamente isso: Desafiar a nossa tranqüilidade e nossa forma confortável e cômoda de levarmos as coisas nesta encarnação. Mudar é quebrarmos o maior paradigma de nossa existência: nosso conforto e nossa tranqüilidade. Mudar é entender a lei da evolução. Descobrir o que se faz aqui neste planeta e neste nosso pequeno mundo em que vivemos.

Poderei ser um domador e finalmente domar a fera da insegurança e da incerteza que vive dentro de mim. Combater os dois animais que habitam em meu ser: Um lobo e um cordeiro. Viverá aquele que eu alimentar com os meus pensamentos.

Este é o meu circo, e o seu, já esta montado? Você já se descobriu? É só olhar para o seu interior...
Com ele quero aprender que é preciso mudar sempre, dependendo da circunstância e dependendo da necessidade. Sou o que alimento em meus pensamentos. Vivo conforme o circo que monto.


terça-feira, 26 de julho de 2011

Amar...


Como é possível o ser humano ser tão mesquinho,
Tão cruel com o próximo
Ao ponto de magoar por puro prazer...

Não devemos olhar só para o nosso umbigo
Existem coisas além de nós mesmos

Existem sentimentos para serem vividos a dois
E o amor é um deles...

A cada dia que passa
Descubro que o ser humano

Não é capaz de amar verdadeiramente
Em um mundo onde só existem guerras...

Massacre de crianças inocentes...
Trafico de drogas, colocando em risco

A nossa própria segurança
Não tem espaço para o amor...

Infelizmente o mundo em que vivemos
É assim...

Para amar é preciso saber
Ganhar e perder...

Nem tudo na vida é vitória...
Temos que aprender com nossos erros

Com as nossas derrotas
Pois assim é a vida...

Podemos ser pessoas melhores
Cada dia um pouquinho...

Com coisas tão simples
Como dar um bom dia...

Oferecer um ombro amigo
Para um coração partido...

Ofertar um sorriso...
Para uma alma triste...

São coisas que não empobrece
Quem dá

Mas enriquece quem recebe...
Ser uma alma bondosa...

Sabendo que se erramos
Podemos ao menos pedir perdão...

Sinto saudade dos meus tempos de criança
Onde podia brincar... Imaginar sonhos

Mas sem me preocupar com obrigações a fazer...
Sem me preocupar em pedir desculpas

Pelo simples fato de não magoar ninguém
Porque o amor de uma criança

É incondicional...

É puro...
É nobre...

E acima de tudo
É verdadeiro...

É uma pena que em um mundo
Que já foi repleto de Amor

Tornou-se um lugar de ressentimentos,
De ódio, de rancor...

Um lugar que envenena a humanidade aos poucos,
Fazendo com que nos tornemos

Monstros, máquinas de destruição...
Vamos lembrar das nossas crianças

Da forma como elas amam...
E nos tornar pessoas melhores...

Pessoas racionais que somos...
E assumir verdadeiramente

A nossa posição de pessoas humanas
Que amam de forma incondicional...

Verdadeiramente...
Porque o homem não MORRE

Quando deixa de EXISTIR...
E sim quando deixa de AMAR...

Pense nisso...
E não deixe que a amargura,

Que a ignorância deste
Mundo tome conta

Do seu ser...

Por: Kell Alves




domingo, 17 de julho de 2011

Não está deprimido... Está distraído...


Não estás deprimido, estás distraído, distraído em relação à vida que te preenche. Distraído em relação à vida que te rodeia: Golfinhos, bosques, mares, montanhas, rios.
Não caias como caiu teu irmão que sofre por um único ser humano, quando no mundo existem 5,6 milhões. Além de tudo, não é assim tão ruim viver só. Eu fico bem, decidindo a cada instante o que desejo fazer, e graças à solidão conheço-me, o que algo fundamental para viver.

Não caias no que caiu teu pai, que se sente velho porque tem setenta anos, e esquece que Moisés comandou o Êxodo aos oitenta e Rubinstein interpretava Chopin com uma maestria aos noventa. Só para citar dois casos conhecidos.

Não estás deprimido, estás distraído, por isso acreditas que perdeste algo, o que é impossível, porque tudo te foi dado. Não fizeste um só cabelo de tua cabeça, portanto não podes ser dono de nada. Além disso, a vida não te tira coisas, a vida te liberta de coisas. Te alivia para que voe mais alto, para que alcances a plenitude. Do útero ao túmulo, vivemos numa escola, por isso, o que chamas de problemas são lições. Não perdeste nada, aquele que morre simplesmente está adiantado em relação a nós, porque para lá vamos todos. Além disso, o melhor dele, é o amor,segue em teu coração.

Quem poderia dizer que Jesus esta morto? Não existe a morte: existe mudança. E do outro lado te esperam pessoas maravilhosas: Gandhi, Michelangelo, Whitman, São Agostinho, a Madre Teresa, teu avô e minha mãe, que acreditavam que a pobreza está mais próxima do amor, porque o dinheiro nos distrai com coisas demais, e nos machuca, porque nos torna desconfiados.
Faz apenas o que amas e serás feliz e aquele que faz o que ama, está benditamente condenado ao sucesso, que chegará quando deve chegar, porque o que deve ser será, e chegará naturalmente. Não faças nada por obrigação nem por compromisso, apenas por amor. Então terás plenitude, e nessa plenitude tudo é possível. E sem esforço, porque és movido pela força natural da vida, a que me levantou quando caiu o avião que levava minha mulher e minha filha; a que me manteve vivo quando os médicos me deram três ou quatro meses de vida.

Deus te tornou responsável por um ser humano, e é tu mesmo. A ti deves fazer livre e feliz, depois poderás compartilhar a vida verdadeira com todos os outros. Lembra-te de Jesus: "Amarás ao próximo como a ti mesmo". Reconcilia-te contigo, coloca-te frente ao espelho e pensa que esta criatura que estás vendo, é uma obra de Deus; e decide agora mesmo ser feliz, porque a felicidade é uma aquisição.

Aliás, a felicidade não é um direito, e sim um dever, porque se não fores feliz, estarás levando amargura para todos os que te amam. Um único homem que não possuiu nenhum talento nenhum valor para viver, mandou matar seis milhões de irmãos judeus.

Existem tantas coisas para experimentar, e a nossa passagem pela terra é tão curta, que sofrer é uma perda de tempo. Temos para gozar a neve no inverno e as flores na primavera, o chocolate de Perusa, a baguette francesa, os tacos mexicanos, o vinho chileno, os mares e os rios, o futebol dos brasileiros, As Mil e Uma Noites, a Divina Comédia, Quixote, Pedro Páramo, os boleros de Manzanero e as poesias de Whitman, as músicas de Mahler, Mozart, Chopin, Beethoven, as pinturas de Caravaggio, Rembrandt, Velázquez, Picasso e Tamayo, entre tantas maravilhas.

E se estás com câncer ou AIDS, podem acontecer duas coisas, e as duas são boas; se a doença ganha te liberta do corpo que é cheio de moléstias: tenho fome, tenho frio, tenho sono, tenho vontades, tenho razão, tenho dúvidas... e se tu vences, serás mais humilde, mais agradecido, portanto, facilmente feliz. Livre do tremendo peso da culpa, da responsabilidade e da vaidade, disposto a viver cada instante profundamente,.... como deve ser.

Não estás deprimido, estás desocupado. Ajuda a criança que precisa de ti, essa criança que será sócia do teu filho. Aliás o serviço é uma felicidade segura como gozar a natureza e cuidar dela para aqueles que virão.
Dá sem medida e te darão sem medida. Ama até que te tornes o ser amado, mais ainda converte-te no mesmíssimo Amor . E não te deixes confundir por uns poucos homicidas e suicidas, o bem é maioria, porém, não se nota porque é silencioso, uma bomba faz mais barulho que uma caricia, porém, para cada bomba que destrói há milhões de carícias que alimentam a vida.

Se Deus possuísse uma geladeira, teria a tua foto pregada nela. Se ele possuísse uma carteira, tua foto estaria dentro dela. Ele te envia flores a cada primavera. Ele te envia um amanhecer a cada manhã. Cada vez que desejas falar, Ele te escuta. Ele poderia viver em qualquer ponto do Universo, porém escolheu o teu coração. Enfrenta, amigo, Ele está louco por ti!
Deus não te prometeu dias sem dor, riso sem tristeza, sol sem chuva, porém prometeu força para cada dia, consolo para as lágrimas e luz para o caminho. Quando a vida te apresenta mil razões para chorar, mostra que tens mil e uma razões para sorrir. Não, .... não estás deprimido, ... estás distraído!

Facundo Cabral

domingo, 10 de julho de 2011

Amigo...

Essa poesia dedico ao meu grande amigo Alexandre que me deu força e apoio em um dos momentos mais angustiantes da minha vida, me mostrando que a luz sempre vai ser superior as trevas... E que por mais conflitos que passamos, ainda existem pessoas sinceras que são capazes de amar... Obrigado por você ser essa pessoa maravilhosa, por ser tão iluminado, que consegue ver além das dificuldades... Você é uma pessoa muito especial, e peço a DEUS que ilumine seus caminhos todos os dias e que você seja muito feliz... Não digo eternamente, pois nada nesse mundo é eterno, mas o suficiente para se tornar inesquecível...

Sentimentos verdadeiros
Não podem ser medidos
Nem comprados...
Apenas conquistados com muita fé
E perseverança...
Assim é você...
Um amigo de alma pura de sentimentos límpidos
Como a água da chuva...
Um amigo que se doa
Sem nada pedir em troca...
Um amigo que com a sua simples presença
Consegue trasnformar a mais
Nebulosa escuridão
Em um lindo espetáculo de luz...
Fico feliz em saber que em
Um mundo tão cruel e mesquinho
Ainda existem pessoas como você
Que se importa com os outros
Que se doa sem nada exigir...
Que sempre tem uma palavra de carinho
De conforto para um coração aflito...
Espero que DEUS  te ilumine sempre
Que você possa ser feliz
Mesmo que alguém lhe negue
Um sorriso...
Porque na simplicidade do seu NADA
Você se torna um TUDO... na vida de alguém
Obrigada por você existir
E fazer dos meus dias mais sombrios
Cada vez melhores...
Repletos de luz e esperança
Tendo em mente que momentos
Melhores virão...
Por: Kell Alves


domingo, 3 de julho de 2011

Assim é a vida

Um garoto que nasceu com uma doença que não tinha cura já tinha 17 anos e podia morrer a qualquer momento. Sempre viveu na casa dos pais, sob cuidados constantes da mãe. Um dia decidiu sair sozinho e, com a permissão da mãe, caminhou pelas ruas próximas de sua casa olhando as vitrines e as pessoas que passavam por ele. Ao passar por uma loja de discos, notou a presença de uma garota mais ou menos de sua idade que parecia ser feita de ternura e beleza. Foi amor à primeira vista. Abriu a porta e entrou sem olhar para mais nada senão a sua amada. Aproximando-se timidamente, chegou ao balcão onde ela estava. Quando o viu, a menina deu um sorriso e perguntou-lhe se podia ajudá-lo com alguma coisa. Era o sorriso mais lindo que ele já havia visto, e a emoção foi tão forte que ele mal conseguiu dizer que queria comprar um CD.
Pegou o primeiro que encontrou, sem ao menos olhar de quem era, e disse: - Esse aqui? 
Quer que eu o embrulhe para presente? Perguntou a moça sorrindo ainda mais.
Ele só mexeu a cabeça para dizer que sim. Ela então saiu do balcão e retornou pouco depois com o CD muito bem embalado.
O garoto completamente enfeitiçado com tamanha beleza, pegou o pacote e saiu louco de vontade de ficar um pouco mais por ali, mas a timidez não o deixava ficar. Daquele dia em diante, todas as tardes ele voltava à loja de discos e comprava um CD qualquer.
Todas às vezes a garota deixava o balcão e voltava com um embrulho cada vez mais maravilhoso, que ele guardava em seu quarto, sem abrir. Ele estava apaixonado, mas tinha medo da reação dela, e assim, por mais que ela o recebesse com um lindo sorriso nos lábios, ele não tinha coragem de chamá-la para sair, e muito menos de se declarar a ela. Comentou sobre o ocorrido com sua mãe, que o incentivou muito a convidar a garota para um passeio.
Um dia, ele se encheu de coragem e foi até a loja. Como todos os dias, comprou mais um CD, e logo a menina foi fazer o embrulho. Enquanto ela se ocupava da tarefa de fazer o bonito pacote, o menino escondeu um papel com seu nome e telefone no balcão e saiu da loja correndo. A moça voltou com o CD na mão e não conseguia entender o que havia acontecido, porque o seu cliente não estava mais ali aguardando o embrulho que ela fora fazer com tanto carinho. Ficou durante todo o dia sem entender o que se passara, até que no final da tarde, encontrara um papel dobrado em quatro partes, parecendo um bilhete, que despertou a sua curiosidade. Quando abriu o tal bilhete, não teve dúvidas... Tinha sido deixado pelo garoto que todos os dias comprava CDs em sua mão. Ficou sem saber o que fazer. Passou a noite em claro pensando no ocorrido, e como iria reagir diante daquela circunstância. Pela manhã saiu decidida a telefonar para aquele número que estava no bilhete. Mas ao chegar no trabalho acabou se
distraindo com os afazeres, e o telefonema se apagou de seus pensamentos.
No final da tarde, quando retornava para o lar, ao passar em frente a um orelhão, lembrou-se novamente do bilhete. Sentiu uma vontade enorme de ligar, mas como, não tinha uma ficha para fazer a ligação e não ficaria bem ligar para uma casa desconhecida a cobrar, mais uma vez deixou para o dia seguinte...
No outro dia, já no final da tarde, ainda durante o expediente de trabalho sentiu falta do cliente que todos os dias lhe comprava um CD e pedia que embrulhasse de presente. Não teve receio, pegou o telefone ali mesmo, naquela hora e ligou.
A mãe do jovem atendeu. Era a garota perguntando pelo enamorado fã. A mãe desconsolada, sem ao menos perguntar quem era, começou a chorar, dizendo: - Então você não sabe? Ele faleceu hoje pela manhã... Mais tarde, a mãe entrou no quarto do filho para olhar suas roupas e ficou muito surpresa. Tamanha era a quantidade de CDs, todos embrulhados, cada um com um pacote mais bem feito que o outro.
A curiosidade foi tanta que ela resolveu pegar um deles e abrir. Ao fazê-lo, viu cair um pedaço de papel onde estava escrito:
- Você é muito simpático. Não quer me convidar para sair? Eu adoraria...
Emocionada, a mãe abriu outro CD e dele também caiu um papel que tinha os mesmos dizeres escritos. E assim todos quantos ela abriu traziam uma mensagem de carinho e a esperança de conhecer melhor aquele rapaz...
Assim é a vida... Não espere demais para dizer a alguém especial aquilo que sente. Diga já. Amanhã pode ser muito tarde. Aproveite e fale, escreva... Telefone, diga o que ainda não foi dito... Nunca deixe para amanhã uma palavra de carinho, pois o amanhã pode não chegar, e assim, você poderá deixar de viver um grande amor!
Autor desconhecido